Relatório SJMR
Os movimentos migratórios são inerentes à condição humana e migrar é um direito humano universal. Algumas pessoas migram por escolha, outras são forçadas a esse deslocamento. Diante dessa realidade, diversas organizações da sociedade civil têm viabilizado iniciativas efetivas para o atendimento de migrantes no Brasil. É o caso do Serviço Jesuíta a Migrantes e refugiados. O Relatório Anual de 2020 trouxe informações detalhadas, por meio de reportagens, fotografias e infográficos a situação de pessoas migrantes e refugiadas no país.
Organizado em 50 países e especializado em migração, deslocamento forçado e refúgio, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) tem beneficiado milhares de pessoas com a prestação de serviços gratuitos, intervenções emergenciais, proteção, projetos de educação, integração, apoio psicossocial e pastoral. A instituição atua em favor de um maior acolhimento e hospitalidade da sociedade brasileira aos migrantes e refugiados, promovendo e protegendo sua dignidade e direitos e acompanhando seu processo de inclusão e autonomia.
Projeto gráfico, fotografia e diagramação | Dimas Oliveira
Textos | Janaína Santos
Aprovação | Agnaldo Júnior, SJ
Vencedor da categoria Imprensa (Revista) da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
